
Os tijolos ecológicos são um excelente recurso para projetos que têm forte apelo sustentável.
Esse tipo de material é sustentável, não passa pelo método de queima e também não utiliza madeira — portanto, não libera gás carbônico (CO2) na atmosfera. Tanto a fabricação quanto a utilização dos tijolos ecológicos são normatizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Quer conhecer todos os detalhes do produto? Então continue a leitura deste post!
O que são os tijolos ecológicos?
Tradicionalmente esses tijolos são fabricados com uma combinação de solo, cimento e areia. Parte do solo pode ser substituída por refugos de construção, industriais e até mesmo pisos e azulejos que são descartados pelas fábricas.
Os tijolos ecológicos são feitos com água, cimento e terra arenosa ou argilosa e causam menos impacto ao meio ambiente do que os tijolos tradicionais. Sua fabricação acontece por prensa hidráulica e não emite poluentes.
Dica: Construção sustentável: o que é e quais são suas vantagens?
Essa mistura é moída e depois prensada, curada na presença de água e levada ao ar livre para a secagem das peças.
Esses tijolos são ecológicos porque, durante sua fabricação, não há queima com a utilização de madeira para o processo de cura. Dessa maneira não há liberação de gás carbônico (CO2), o que colabora com a preservação do meio ambiente.
A variedade de tijolos ecológicos é grande. Conheça alguns tipos:
- tijolos compostos por 70% de cinzas de caldeiras;
- tijolos fabricados com reciclagem da borracha de pneu;
- tijolos ecológicos ou solo cimento feito a partir dos resíduos de mineração;
- tijolos de refugos da fabricação de pisos e azulejos.
Quais são as vantagens dos tijolos ecológicos?
No mercado estão disponíveis três formatos: o tijolo modular inteiro, o meio tijolo e a canaleta. No que diz respeito à sustentabilidade, a vantagem de sua utilização ocorre principalmente no canteiro de obras.
A seguir, listamos alguns benefícios da utilização desse produto. Confira!
São mais econômicos do que o sistema convencional
Com seu uso, a economia na construção é na ordem de 50% em relação à alvenaria convencional. Os tijolos ecológicos proporcionam um melhor emprego dos insumos, impedindo os desperdícios — que no canteiro de obras ainda são elevados.
Quer economizar ainda mais em sua obra? Conheça a Massa DunDun!
Além disso, é uma construção autoportante, ou seja, dispensa o uso das vigas e dos pilares. A utilização de rejunte é opcional, não sendo prejudicial aos resultados quando não for usado.
Não poluem o meio ambiente
A cura desse tipo de tijolo é feita com água, o que significa que ele não precisa ser levado ao forno para o cozimento, eliminando o uso de lenha e do lançamento de gases de efeito estufa provenientes de sua queima na atmosfera. Além disso, o produto reduz a produção de entulhos.
Dica: Lean Construction: descubra o que é e como usar em suas obras
São mais resistentes do que o bloco cerâmico
Os tijolos ecológicos têm mais durabilidade do que o bloco cerâmico comum, chegando a ser até 6 vezes mais resistentes. Eles amenizam o peso sobre a fundação, evitando despesas desnecessárias com estacas mais profundas e sapatas maiores.
Promovem o isolamento termoacústico
O isolamento termoacústico é proporcionado pelos furos existentes, formando câmaras de ar que ajudam nesse isolamento, ajustando a temperatura interna e reduzindo os ruídos externos.
Facilitam o acabamento final da alvenaria
O acabamento é facilitado, chegando até mesmo ser dispensado. Por ter suas faces lisas, esse tijolo facilita a pintura diretamente na sua superfície. Ele também dispensa o chapisco, o emboço e o reboco, bem como a aplicação de massa corrida ou de gesso nas paredes.
Caso seja necessário, os tijolos ecológicos permitem a aplicação de uma camada mais fina de reboco e de massa corrida.
Para uma construção sustentável e limpa, a necessidade da utilização dos tijolos ecológicos é uma realidade que cresce a cada dia. O uso da argamassa pronta para o assentamento é outro diferencial, pois elimina a prática de fazer massa no canteiro de obras. Um bom exemplo é a Massa DunDun, que além de chegar pronta para aplicação é fácil de manusear, ajudando a aumentar a produtividade!
Saiba mais sobre a argamassa polimérica DunDun clicando no banner abaixo!
A armazenagem de grandes quantidades de areia e outros insumos para a fabricação de argamassa também é evitada com o uso dos tijolos ecológicos. Além disso, as perdas de material pela não utilização correta no assentamento e pelas sobras também são eliminadas.
Dica: Como armazenar os materiais de construção e evitar perdas?
O emprego desse material agiliza a execução da obra e reduz os custos sem perder a qualidade. Os furos no sistema modular são outra característica marcante, funcionando como passagem para as instalações e para as ferragens.
O uso de materiais sustentáveis demonstra a preocupação com o meio ambiente sem deixar de lado a qualidade da obra. Sendo assim, optar pelos tijolos ecológicos é uma ótima escolha!
Quer receber mais conteúdos como esse em primeira mão? Então inscreva-se em nossa newsletter!