
O mercado construtor sofreu uma dura crise nos últimos anos, o que gerou um clima de insegurança e instabilidade. Por outro lado, também houve um grande desenvolvimento tecnológico e de pensamento, para a entrega de produtos com maior qualidade e menor custo.
Com esse panorama, é imprescindível conhecer as previsões para a construção civil em 2019. Só assim é possível garantir que sua empresa se destaque e aproveite o máximo do cenário atual.
Para te ajudar nessa missão, criamos este post. Nele, você encontrará as principais tendências e previsões desse setor e saberá o que esperar do futuro. Com esse conhecimento, você poderá fazer as melhores escolhas para o seu negócio. Portanto, leia com bastante atenção até o fim. Vamos lá?
1. Retomada de crescimento
A grande boa notícia para quem é desse ramo é que ele está na sua retomada de crescimento. Segundo o FGV/IBRE — Instituto Brasileiro de Economia, o Índice de Confiança da Construção, que mede a confiança dos empresários nesse setor, chegou a 84,7 em novembro de 2018, numa escala de 0 a 200. Esse é o maior valor desse índice desde janeiro de 2015.
Dica: Quais são os indicadores de desempenho na construção civil?
Essa confiabilidade por parte do empresariado gera investimentos e recursos que movimentam a economia, o que acelera esse processo de recuperação. Apesar de lenta, essa retomada já é sentida, com o aumento do número de empregos na área.
2. Uso de tecnologias
A visão de que a construção é um espaço em que predominam métodos tradicionais está sendo cada vez mais modificada. Isso porque as tecnologias estão se tornando obrigatórias, de modo a agilizar a execução da obra, bem como aprimorá-la e diminuir seus custos. Citaremos aqui algumas delas.
Drones
Os drones podem ser usados em diversas etapas da obra. O levantamento topográfico, por exemplo, se torna muito mais rápido e simples. Eles também conseguem fazer o acompanhamento e monitoramento de lugares de difícil acesso, sem colocar em risco a integridade da equipe de trabalho.
Concreto biológico
Uma casa que consegue se regenerar de fissuras facilitaria muito a vida de seus moradores. Afinal, reformas podem ser caras e trabalhosas, com quebra-quebra e isolamento do cômodo. Para isso, tem-se o concreto biológico.
Ele é feito com a inserção de uma bactéria em seus componentes. Quando ocorre uma pequena fresta, essa bactéria é ativada com a presença de umidade. Então, ela se alimenta do lactato de cálcio e o subproduto da digestão é o responsável por selar essa abertura. Apesar de funcionar apenas em rachaduras de pequenas larguras, ela é muito eficaz no que diz respeito à extensão do rasgo.
Dica: Entenda como gerenciar os resíduos da construção civil
Impressão 3D
Pode parecer algo saído de um filme de ficção científica, mas a impressão 3D já é uma realidade. Em países como a China, algumas pequenas construções são finalizadas em até 24 horas com o uso dessas impressoras.
Elas funcionam com a impressão de camadas com os devidos materiais, concretizando um modelo digital. Apesar de ainda estar em fase embrionária no Brasil, essa é uma tecnologia para se estar atento, visto que é possível trabalhar 24 horas por dia de modo rápido e eficiente.
Realidade aumentada
Apresentar um projeto para um cliente leigo pode ser uma dificuldade. Afinal, em modelos 2D, não é fácil visualizar o que será executado. E mesmo em modelos 3D, no computador, a sensação ainda pode ser superficial e distante.
Por isso, a realidade aumentada é a forma mais clara de mostrar as suas ideias. Com o uso de óculos e softwares específicos, é possível ter uma visão clara do projeto, como se o seu cliente estivesse dentro dele. Assim, tem-se uma maior aproximação da realidade.
3. Foco em sustentabilidade
A sustentabilidade é um assunto que está cada vez mais em alta, devido à sua importância e extensão em diversos ramos. Dentro da construção, ela é uma das grandes tendências, sendo os chamados “projetos verdes” cada vez mais comuns e valorizados.
Eles são aqueles que se preocupam com os três pilares da sustentabilidade: o social, o econômico e o ambiental. Assim, são desenvolvidos para ser economicamente viáveis, mas com preocupações sociais e ambientais, como o uso de placas fotovoltaicas e reaproveitamento de água.
Esse tipo de visão não é só mais barata na execução, como também na manutenção da construção. Além disso, é uma excelente ferramenta de marketing para o seu negócio, que se mostra consciente perante o mercado.
4. Lean Construction
A Lean Construction — no português, construção enxuta — é a forma de levar o lean manufacturing, também conhecido como o Sistema Toyota de Produção, para dentro da construção civil. Esse sistema busca a diminuição de desperdícios para agilizar o processo produtivo e cortar gastos desnecessários.
Conheça a Massa DunDun e descubra como a ciência ajudou a inovar na construção civil reduzindo o desperdício!
Dessa forma, tudo dentro do planejamento e execução da obra é pensado para evitar acúmulos de materiais e mão de obra desnecessária, otimizar o tempo gasto etc. Esse processo vai desde a organização do canteiro de obra até a disposição dos resíduos gerados.
5. BIM
O BIM — Building Information Modeling, ou Modelagem da Informação da Construção — chegou para revolucionar a maneira como se lida com a construção. Ao contrário do que muitos pensam, o BIM não é um software ou simplesmente um modelo 3D.
É, na realidade, a construção virtual da obra, integrando todas as informações e projetos em um arquivo, que pode ser simultaneamente trabalhado pelos profissionais envolvidos. Assim, as áreas hidráulicas, elétricas e arquitetônicas são todas reunidas, bem como as informações sobre elas, como custos, mão de obra necessária, fornecedores, vida útil etc.
Dica: 3 maneiras de evitar problemas na seleção de fornecedores de sua obra
Com isso, tem-se uma proximidade muito maior da realidade da execução, com maior exatidão de orçamento e tempo que será gasto. Evitam-se, também, erros comuns, como a fiação passar por onde existe uma janela, já que é um mesmo projeto trabalhado.
Atentar para as previsões para a construção é a melhor forma de garantir que o seu empreendimento não está obsoleto, pois oferece o que há de melhor para o seu cliente. Portanto, verifique quais dessas tendências mais se encaixam no seu negócio, se assegurando de estar fazendo os melhores investimentos.
Curtiu o nosso post sobre as previsões para a construção civil em 2019? Então, se inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos em primeira mão!