Assine nossa newsletter

Tecnologia no canteiro de obras: entenda a relação e os benefícios

Publicado em 22/07/2019 Massa DunDun
5.0 0

Tecnologia no canteiro de obras: entenda a relação e os benefícios

São várias as etapas de produção necessárias para que uma obra seja finalizada da forma correta. Na fase de planejamento inicial ou na hora do acabamento, contar com os melhores recursos para uma execução eficiente das tarefas é essencial. Assim, o tema tecnologia no canteiro de obras ganha destaque.

Praticamente todos os ramos industriais vêm sofrendo consideráveis modificações em seus processos de produção com o avanço da tecnologia. Não seria diferente na construção civil: atualmente, já é possível ver em muitas construções o uso de recursos tecnológicos que facilitam a rotina de trabalho dos colaboradores.

Continue a leitura e entenda mais sobre as vantagens do uso da tecnologia no canteiro de obras!

Maior produtividade

As construtoras vêm recorrendo a plataformas online para a documentação de informações como:

  • número de colaboradores presentes no dia;
  • horas trabalhadas;
  • desempenho de cada equipe de acordo com a natureza das tarefas;
  • máquinas utilizadas etc.

Dica: Quais são os indicadores de desempenho na construção civil?

Dessa forma, fica mais simples traçar metodologias de trabalho compatíveis com a realidade da empresa. Como resultado, torna-se viável aproveitar de maneira mais eficiente a qualidade da mão de obra disponível — até porque o desempenho de cada equipe será projetado segundo as características da tarefa a ser executada.

Aumento da segurança do trabalho

Reduzir o número de acidentes de trabalho que ocorrem no canteiro de obras é um desafio para qualquer construtora, visto que se trata de um ambiente de trabalho onde há a presença de vários riscos ocupacionais.

Ao recorrer ao uso de um software, é fato que haverá um aumento na segurança do trabalho. Isso porque o sistema viabiliza o armazenamento interativo de informações acerca da obra (incluindo clima, máquinas com defeitos, locais que passaram a oferecer um risco maior, entre outros). Ele também oferece a possibilidade de atualização instantânea.

Dica: Qual a importância e como garantir segurança no canteiro de obras?

Com dados importantes acessíveis a todos e atualizadas em tempo real, é possível afirmar que o número de acidentes de trabalho em um canteiro de obras reduz drasticamente.

Redução de gastos

O gerenciamento eficaz dos recursos é outro benefício notado com a utilização da tecnologia em uma construção. Nesse contexto, cabe pautar principalmente que há economia devido à redução dos desperdícios (essencialmente com os materiais de construção), pois, uma vez que toda a equipe acompanha o andamento do trabalho, erros como compras excessivas são minimizados.

Quer saber como tirar melhores resultados de sua obra? Clique no banner!

Saiba como gerenciar sua construção!

Exemplos do uso da tecnologia no canteiro de obras

Há uma grande variedade de recursos tecnológicos aos quais a construtora pode recorrer para otimizar sua obra. A seguir, selecionamos os principais:

  • dispositivos eletrônicos móveis;
  • softwares de construção civil;
  • maquinário automatizado.

Dessa forma, após compreender os reais impactos que a tecnologia no canteiro de obras gera para a produtividade de uma equipe de trabalho, é simples concluir que tal prática é extremamente benéfica. Devido a essas vantagens, vale destacar ainda que as tecnologias jamais devem ser encaradas como um custo, mas sim um investimento.

Nosso conteúdo foi válido para você? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que mais pessoas saibam sobre os benefícios do uso da tecnologia no canteiro de obras!




Por
22/07/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!