Assine nossa newsletter

Qual a importância do isolamento acústico na construção civil?

Publicado em 18/03/2019 Massa DunDun
5.0 0

Qual a importância do isolamento acústico na construção civil?

No dia-a-dia, somos expostos a vários tipos de ruídos. Acompanhados do cotidiano agitado da maioria das pessoas, os ruídos podem se tornar estressantes quando ocorrem em momentos de relaxamento, como na nossa casa. É por isso que o isolamento acústico deve ser realizado durante a construção de edifícios, residenciais e comerciais. A técnica permite que os barulhos de fora não interfiram no ambiente interno e vice-versa.

Acompanhe a leitura e descubra por que o isolamento acústico é tão importante na construção civil!

O que é isolamento acústico?

O isolamento acústico é uma técnica utilizada na construção civil para diminuir a passagem de som entre os ambientes. No Brasil, a NBR 15.575 foi lançada em 2013 visando normatizar e determinar os níveis mínimos de isolamento acústico.

Podemos observar que a criação da NBR mostra a importância do projeto de isolamento acústico nas obras.

Quais os tipos de materiais mais comuns?

Os materiais indicados para isolamento acústico são aqueles com alta densidade, característica que ajuda a reter a passagem de som entre as duas superfícies. A seguir listamos os materiais mais utilizados.

Dica: Quais estratégias podem ser adotadas para reduzir o custo de sua obra?

Lã de rocha

A lã de rocha é originada de um tipo de rocha vulcânica. O material é resistente ao fogo e tem ótima absorção acústica. A lã de rocha pode ser encontrada na forma de manta, flocos, painel e outras.

Lã de vidro

Assim como a lã de rocha, a lã de vidro tem boa eficiência acústica e não entra em combustão. A maior diferença entre as duas é a origem, já que a lã de vidro é fabricada a partir de sódio e sílica em altas temperaturas.

Espumas acústicas

As espumas acústicas podem ser fabricadas de diversos materiais, como o poliuretano, mas desde que tenham aditivos para impedir o alastramento de fogo e a produção de fumaça em caso de incêndio.

Borrachas sintéticas e lã de PET

Ambas têm forte apelo sustentável, pois são fabricadas a partir da reciclagem de materiais. A borracha sintética é produzida a partir de pneus, enquanto a é produzida a partir da reciclagem de garrafas de plástico.

Quando utilizar?

Não existe uma regra específica que determine os locais em que é permitido ou não instalar o sistema de isolamento acústico. O responsável pelo empreendimento fará um estudo do local e das normas vigentes para indicar o isolamento acústico.

Dessa forma, podemos dizer que o isolamento acústico pode ser utilizado em praticamente todos os tipos de ambiente e empreendimentos.

Quais os benefícios de utilizar isolamento acústico?

Garantir conforto nas habitações

A utilização de novas tecnologias na construção civil permitiu a melhoria de processos e o aumento na qualidade de materiais, como no caso das paredes e lajes. Hoje é possível encontrar paredes bem mais finas que antigamente e sem comprometer o desempenho estrutural.

Dica: 3 maneiras de evitar problemas na seleção de fornecedores de sua obra

Tudo isso faz parte de cálculos que diminuem o desperdício de recursos. Apesar dos avanços, essas transformações podem reduzir o desempenho acústico da edificação. Nesse contexto, as normas são criadas para garantir o conforto acústico entre os ambientes e pavimentos.

Diminuir a poluição sonora

O barulho causado por obras, trânsito e outros gera desconforto aos moradores que buscam lares tranquilos. O isolamento acústico diminui a interferência do movimento da rua dentro de casa.

Está interessado em investir no isolamento acústico e ainda economizar na sua obra? Confira nossas dicas para isso clicando no banner abaixo!

Economize na sua obra com a Massa DunDun

Aumentar a privacidade dos moradores

A falta do isolamento em conjuntos habitacionais ou residências muito próximas se faz notar, principalmente, nos momentos incômodos. As construções com paredes compartilhadas que não recebem tratamento acústico permitem escutar conversas alheias, sons de salto no piso, arraste de móveis e outros.

Esses fatores contribuem para o aumento de conflito entre vizinhos, além de gerar estresse nos momentos de descanso.

O isolamento acústico é utilizado para aumentar a qualidade de vida dos moradores. O incômodo com os barulhos de fora da casa pode causar desde pequenos aborrecimentos a uma grave situação de estresse. Por isso, se faz necessário que as empresas de construção civil sigam as normas vigentes para agregar qualidade de vida e conforto aos moradores.

Você faz isolamento acústico nas suas obras? Pensa em começar a utilizar essa técnica? Conte-nos nos comentários!




Por
18/03/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!