Assine nossa newsletter

Quais são os indicadores de desempenho na construção civil?

Publicado em 08/07/2019 Massa DunDun
5.0 0

Quais são os indicadores de desempenho na construção civil?

O ambiente de trabalho da construção civil é bem agitado. Os gestores precisam dar conta da parte burocrática da empresa e acompanhar o andamento das obras. Diante dessa grande quantidade de demandas, é muito fácil deixar de lado aspectos que são essenciais, como a análise dos indicadores de desempenho na construção civil.

Entretanto, esse aspecto é o que faz a reputação da empresa. Ao perseguir os indicadores, ela deve implementar um sistema de qualidade, o que é extremamente benéfico. Assim, é impulsionada a promover melhorias de processos e atuar com planejamento e bom relacionamento interno e externo, com colaboradores, clientes e fornecedores.

Pelos benefícios proporcionados, o segmento da construção pode reduzir custos, melhorar resultados e obter reconhecimento, como é possível verificar neste estudo de caso, em que a construtora atingiu crescimento de 34% com o apoio da certificação.

A seguir, mostraremos o significado desses índices, os benefícios que apresentam para o negócio, quais são os mais utilizados pelas construtoras e, ainda, como impulsionar o desempenho da sua construção. Acompanhe!

Do que se trata os indicadores de desempenho da construção civil?

Os indicadores são ferramentas usadas para identificar o nível de desempenho por meio de números e outras informações. Desse modo, a empresa consegue entender os aspectos que precisam ser melhorados ou modificados.

Além disso, é possível descobrir se uma meta que foi estabelecida está perto ou longe de ser atingida. A título de comparação, esses índices funcionam como um raio-x, que revela a “saúde” do negócio.

Podemos afirmar que a implantação de indicadores de desempenho na construção civil é a primeira ação para uma gestão de excelência. O resultado disso é o crescimento da construtora e o fortalecimento da marca perante a concorrência, uma vez que o uso de índices de desempenho não é algo comum na área da construção civil.

Dica: Quais estratégias podem ser adotadas para reduzir o custo de sua obra?

Com base nas informações fornecidas pelos indicadores, a empresa pode reconhecer as demandas que mais consomem os recursos financeiros e pensar em soluções para enxugar os gastos. Outra vantagem é elaborar um cronograma de obras flexível e otimizado. Afinal, é possível perceber quanto tempo é necessário para concluir uma obra com qualidade e rapidez.

Acrescente, ainda, o benefício de um controle maior dos processos, visando ao cumprimento das normas de qualidade estabelecidas internamente e por órgãos fiscalizadores da área de construção civil.

Quais são os indicadores mais utilizados na construção civil?

Muitos reverenciam uma frase dita por Peter Drucker (professor, escritor e consultor administrativo renomado). Suas palavras “o que pode ser medido pode ser melhorado” ecoam há décadas e reforçam o valor dos indicadores de desempenho.

Diante de tanta importância, vejamos alguns indicadores que são aplicados à construção civil:

Custos

Durante um processo de construção, há vários tipos de custos, como: tempo, esforço e dinheiro. No entanto, um dos indicadores de gastos mais importante é o retorno sobre o investimento (ROI), que aponta o quanto a empresa investiu e lucrou com determinado trabalho.

Para calcular esse índice, a fórmula é simples:

ROI = receita – custo / custo.                                                                                                                  

Qualidade

Entender como está o nível de excelência dos serviços prestados é essencial para garantir a satisfação dos clientes e obter certificações de qualidade, como a ISO e o PBQP-H. Se o objetivo é ter sucesso na implantação desse índice, a construtora precisa estabelecer seus parâmetros de qualidade.

Dica: Qual a importância e como garantir segurança no canteiro de obras?

A realização de uma auditoria antes da entrega de produtos ou serviços para os clientes garantirá o respeito às normas estabelecidas. Essa mesma avaliação pode ser feita com os fornecedores, para que as obras contem com materiais de qualidade.

Prazo

Quando a empresa se preocupa com a credibilidade, torna seus serviços mais transparentes. Por isso, muitas construtoras respeitam o prazo de entrega das chaves do imóvel e, durante a execução das obras, compartilha o cronograma com os clientes.

Sem o indicador de prazo, contudo, fica impossível compreender quanto tempo é necessário para concluir uma edificação. Dois critérios são fundamentais para estabelecer um prazo razoável:

  • a mensuração das atividades planejadas e concluídas;
  • a identificação dos desvios de prazo.

Evite surpresas desagradáveis na sua obra! Saiba como ter um canteiro de obras de sucesso!

Guia prático para uma gestão de canteiro de obras de sucesso

Como impulsionar o desempenho da sua construção?

Agora que você já sabe quais são os principais indicadores de desempenho da construção civil e sua importância, deve estar pensando em como melhorá-los, afinal, de nada adianta mensurar resultados e não agir sobre eles. Por isso, a seguir, vamos dar algumas dicas sobre como impulsionar o desempenho da sua construção.

Planejamento

Uma das primeiras etapas de qualquer obra é o planejamento. É por meio dele que se estabelecerá o que será feito, com seus custos, prazos, materiais que serão usados, maquinário e mão de obra necessários etc.

Um bom planejamento deve ter a descrição de todas as etapas da obra, com seus custos e tempo de execução. Toda a equipe deve ter conhecimento desse documento, que deve guiar o processo de trabalho.

Gerenciamento logístico e operacional

Uma má gestão pode acabar com uma obra. Por isso, para atingir e melhorar os índices de qualidade, é importante ter um bom gerenciamento logístico e operacional.

É preciso olhar para o canteiro de obras e prever o fluxo do trabalho, as dimensões das instalações provisórias, onde será colocada cada coisa, quais os horários para recebimento de material, como esse material vai entrar no local, entre outras questões.

Dica: Como escolher material de construção barato e de qualidade?

Controle de custos

Com a planilha orçamentária do planejamento sempre em mãos, é necessário que o gestor da obra controle os custos do que está sendo executado.

É importante pensar em quais produtos e materiais devem ser utilizados, a fim de se manter dentro do orçamento e, se necessário, cortar itens que não prejudiquem a qualidade final.

Otimização do tempo

A produtividade é um fator importante na mensuração dos resultados a partir dos indicadores de desempenho. Por isso, o gestor deve se concentrar em exigir que sua equipe cumpra os prazos e estabelecer formas de otimizar o tempo.

Uma dessas maneiras é o investimento em tecnologia. As inovações do mercado são, em sua maioria, voltadas para o aumento da produtividade e a redução dos custos, o que tem relação também com o item anterior.

É o caso, por exemplo, da argamassa polímérica fabricada pela DunDun, uma das invenções mais inteligentes na área da construção civil. Três quilos da massa equivalem a 60 kg da tradicional. Além disso, ela vem pronta para uso e em bisnagas que evitam sujeira.

Clique no banner e conheça a evolução da argamassa convencional!

Conheça Massa DunDun e acelere sua obra em até 3x!

O gestor deve fazer o que estiver ao seu alcance para utilizar os indicadores de desempenho na construção civil em benefício do seu trabalho e da sua equipe — e ir além disso, melhorando-os todos os dias, levando em consideração os resultados mensurados. Afinal, destacar-se no mercado da construção civil não é uma tarefa fácil e exige dedicação diária e inteligência para fazer as melhores escolhas, seja com relação à equipe, aos fornecedores ou aos produtos utilizados.

Se você quer conhecer melhor um desses produtos que podem te ajudar a otimizar seus indicadores nas obras, entre em contato conosco!




Por
08/07/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!