Assine nossa newsletter

Lean Construction: descubra o que é e como usar em suas obras

Publicado em 10/06/2019 Massa DunDun
5.0 0

Lean Construction: descubra o que é e como usar em suas obras

No competitivo mercado da construção civil, as construtoras precisam encontrar meios que diminuam os custos de produção, mas não prejudiquem a qualidade do serviço prestado. Entre as diversas metodologias existentes, a lean construction tem se mostrado eficiente e proporcionado bons resultados em um canteiro de obras.

Baseada no método de pensamento enxuto (lean thinking), criado pela Toyota entre as décadas de 1940 e 1970, essa metodologia elimina desperdícios para conseguir entregar a melhor qualidade com o menor custo. Não é por acaso que o conceito tem sido bastante aplicado na construção civil, pois permite aumentar a produtividade do canteiro de obras, reduzir os custos de produção e finalizar a empreitada dentro do prazo estipulado.

Caso você tenha se interessado em aplicar esse método no seu canteiro de obras, leia nosso artigo até o final. Abordaremos o que é preciso saber para começar a utilizar o conceito de construção enxuta em sua empresa.

O que é e como funciona a metodologia de lean construction?

Também conhecido como construção enxuta, o conceito de lean construction consiste em adotar os princípios do Modelo Toyota de Produção (STP) — denominado de lean production ou produção enxuta — no gerenciamento e controle de uma obra.

Essa metodologia se baseia em diminuir os desperdícios e encontrar gargalos para aumentar a produtividade e a eficiência de todo o método produtivo. Assim, ao aplicar a estratégia nas atividades da construção civil, ocorre uma maior otimização na gestão da obra.

Conheça nosso material gratuito e saiba como organizar seu canteiro de obras para gerar produtividade!

Administre sua construção de forma eficiente! Confira o guia!1

Todo o processo produtivo precisa ser mapeado, de modo a eliminar as atividades que não agregam valor ao produto final e padronizar aquelas que são necessárias. Assim, todas as etapas devem ser minuciosamente especificadas em seu conteúdo, com sequência, tempo de execução e resultado esperado.

Outra característica da construção enxuta é a existência de uma relação direta com os fornecedores, pois é preciso ter uma comunicação eficiente para realizar os pedidos de compra dos insumos e receber as respostas.

Com isso, é possível reduzir os estoques dos materiais de construção e a possibilidade de desperdícios. Para facilitar o processo, é fundamental que o fluxo de trabalho seja simples e de fácil aplicação.

Qual é a diferença entre a construção enxuta e o modelo tradicional?

Não é segredo para ninguém que o modelo tradicional utilizado pela construção civil do nosso país é considerado atrasado. Ainda são adotados diversos processos construtivos e gerenciais arcaicos, os quais geram uma enorme quantidade de desperdícios.

Apesar desses problemas, existe uma grande resistência a mudanças. Não há, por parte de muitos profissionais do setor, a motivação necessária para produzir com maior qualidade e eficiência.

Dica: 6 dicas para montar um cronograma de obra eficiente

Em contrapartida, a construção enxuta tem como princípio utilizar métodos construtivos modernos, com o objetivo de diminuir os custos de produção sem comprometer a satisfação dos consumidores. Para tanto, é necessário identificar e eliminar os desperdícios existentes no processo, focando nas atividades que realmente proporcionam valor ao produto final.

Diante desse cenário, é possível observar algumas diferenças entre o modelo tradicional e o lean construction. Basicamente, o principal contraste entre as duas metodologias é conceitual, pois no método convencional a produção no canteiro de obras se baseia em transformar os insumos de uma construção. Para isso, é preciso realizar diversos subprocessos.

Já no modelo de construção enxuta, o processo produtivo é dividido entre ações de fluxo e conversão. Embora as atividades de conversão sejam aquelas que realmente proporcionam valor ao produto final, apenas com o controle e o gerenciamento das ações de fluxo será possível aumentar a eficiência de todo o ciclo.

Quais são os fluxos de conversão?

Como vimos, as atividades de conversão agregam valor ao processo produtivo da construção civil. Diante da importância dentro do conceito de lean construction, essas ações são classificadas entre os quatro fluxos de conversão abaixo.

Fluxo de montagem

Caracteriza-se pelas atividades que serão necessárias para a construção da edificação. Pelo fato de identificar os produtos intermediários do processo produtivo — como peças estruturais e componentes de alvenaria, entre outros —, esse fluxo demonstra a sequência de ações que agregará valor à construção.

Fluxo de materiais

Trata-se das atividades em que ocorrem o transporte, o armazenamento, o processamento e a inspeção dos insumos utilizados em uma obra. Além da matéria-prima, o fluxo de materiais compreende o produto final do processo.

Dica: Como escolher material de construção barato e de qualidade?

Fluxo de informações

Esse fluxo abrange as atividades relacionadas ao planejamento e gerenciamento da obra. O processo gerencial se baseia, assim como ocorre com os materiais de construção, no transporte, no armazenamento, no processamento e na inspeção das informações produzidas durante a empreitada.

O planejamento e o controle também estão relacionados a tal fluxo. Assim, trata-se de utilizar as necessidades do cliente e as condições encontradas no terreno como dados de entrada para que, após a execução de diversas tarefas, elas sejam transformadas em um produto denominado projeto — o qual pode ser arquitetônico, estrutural ou de instalações complementares.

Fluxo de trabalho

O fluxo de trabalho inclui as atividades que serão executadas por cada equipe durante o processo produtivo. Para que haja uma melhora no desempenho do canteiro de obras, um gerenciamento dessas operações é fundamental.

O principal objetivo desse fluxo é conseguir reduzir os desperdícios por meio da adoção de medidas que proporcionem maior produtividade nos processos.

Como aplicar o lean construction em suas obras?

Como é possível perceber, uma construtora consegue melhorar o processo produtivo ao adotar o conceito de lean construction em seus canteiros de obras.

Para tanto, é preciso fazer um mapeamento de todos os processos existentes na empresa, de modo a classificar as atividades entre aquelas de conversão ou fluxo. Somente assim será possível adotar medidas que permitam melhorar a eficiência dessas operações e eliminar as que não agregam valor.

Além disso, dentro do mapeamento de processos, é preciso identificar as necessidades dos clientes externos (consumidores) e internos (equipe de trabalho subsequente). Assim, cada etapa do processo construtivo conseguirá entregar um produto de enorme valor.

Outro aspecto importante para a construção enxuta é a padronização dos processos. Desse modo, além da entrega de diversas edificações com as mesmas características, a eficiência e a qualidade das atividades realizadas pela equipe de execução aumentam.

Por fim, é preciso simplificar o processo produtivo, de modo a reduzir o número de etapas na construção de um elemento da edificação. Para isso, é necessário eliminar as atividades que não agregam valor, aplicando materiais de construção e técnicas mais modernas e produtivas.

Dica: Inovação na construção civil: o que você precisa saber

Qual é a importância dos materiais de tecnologia diferenciada no lean construction?

O modelo de construção enxuta, como o próprio nome já diz, tem como principal objetivo simplificar o processo construtivo de uma edificação. Tal iniciativa proporciona um canteiro de obras mais eficiente, com maior produtividade e menos desperdícios de insumos.

Para que isso seja possível, além de melhorar os processos internos, é preciso que a construtora utilize materiais de construção modernos — como a Massa DunDun. Com o produto, é possível reduzir o tempo de produção das paredes, pois algumas atividades de fluxo, como a produção da argamassa de cimento, são eliminadas.

Clique no banner e descubra como a Massa DunDun pode acelerar sua obra em até 3x!

Acelere sua obra em até 3x com a Massa DunDun

Caso você tenha o interesse de saber mais assuntos de construção, inscreva-se em nossa newsletter! Você receberá os conteúdos direto na sua caixa de e-mail!




Por
10/06/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!