Assine nossa newsletter

Entenda como contratar mão de obra qualificada para a construção civil

Publicado em 13/05/2019 Massa DunDun
5.0 0

Entenda como contratar mão de obra qualificada para a construção civil

No Brasil, em especial para cargos técnicos, cerca de 61% dos empregadores têm dificuldades de contratar mão de obra qualificada. Apesar disso, o tema é importante e determina o sucesso na construção civil.

Por isso, é preciso saber como iniciar um bom processo de contratação e atrair gente qualificada para fazer parte dos times de trabalho. Algumas estratégias de recursos humanos e marketing podem ajudar muito.

Nos próximos tópicos, nos dedicamos a explicar como contratar mão de obra qualificada. Continue lendo!

Conheça bem a vaga aberta

Primeiro, você precisa conhecer a vaga que está aberta. Que tipo de competências ela demanda? O que o seu ocupante precisará saber? Para responder a essa questão, use o método CHA (um acrônimo de três palavras).

Dica: Como aumentar a produtividade no canteiro de obras?

É muito simples. Em uma folha, descreva os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que o profissional precisará ter para ocupar o cargo. Logo, terá uma visão mais completa sobre o candidato que precisa.

Use bons meios de recrutamento

A segunda etapa é o recrutamento, momento em que você sai à procura dos candidatos que atendem às competências descritas. O objetivo é ter uma boa quantidade de candidatos para depois fazer a seleção.

O meio de recrutamento ideal varia de acordo com cada vaga, mas os meios digitais — como redes sociais e páginas de emprego — são importantíssimos. Também é possível contar com agências de emprego.

Outro método interessante é a indicação de candidatos. Permita que os atuais empregados indiquem amigos ou conhecidos que tenham perfil para fazer parte do time (mas não privilegie os candidatos indicados).

Faça a triagem dos primeiros currículos

Após iniciar a procura, é provável que receba dezenas ou até centenas de currículos. Entrevistar todos esses profissionais é impossível. Afinal, o tempo é limitado e a construção civil é muito dinâmica.

Dica: Inovação na construção civil: o que você precisa saber

Aproveite, então, para fazer a primeira triagem. Elimine os candidatos que não têm os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que definiu de maneira prévia. Mantenha só quem tem as competências mínimas.

Selecione o melhor candidato

A quarta etapa é determinante para contratar mão de obra qualificada. Nela, são aplicados testes e dinâmicas para identificar o candidato ideal. A seleção é como um funil — entram muitos no todo e poucos saem na base.

Para uma boa seleção, faça testes de conhecimentos específicos, raciocínio lógico, perfil comportamental, dinâmicas em grupo, e assim por diante. Se possível, conte com a ajuda de um especialista em gestão de RH.

Promova a integração ao time

Após selecionar o candidato ideal e efetivar a contratação, é hora de integrá-lo ao time. Permita que ele se sinta parte da "família", assim poderá entregar melhores resultados. Para tanto, aproveite para explicar mais sobre a empresa, seus colegas de trabalho, superior imediato, entre outros itens que considera importante.

Além da contratação de mão de obra, aprenda outros pontos importantes para administrar sua construção!

Aprenda a administrar sua construção de forma eficiente

Como pode observar, contratar mão de obra qualificada é um processo com início, meio e fim. Ao aplicar essas boas práticas na construção civil, certamente terá melhores resultados e poderá contar com gente talentosa.

Agora que está por dento do tema, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!




Por
13/05/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!