
No Brasil, em especial para cargos técnicos, cerca de 61% dos empregadores têm dificuldades de contratar mão de obra qualificada. Apesar disso, o tema é importante e determina o sucesso na construção civil.
Por isso, é preciso saber como iniciar um bom processo de contratação e atrair gente qualificada para fazer parte dos times de trabalho. Algumas estratégias de recursos humanos e marketing podem ajudar muito.
Nos próximos tópicos, nos dedicamos a explicar como contratar mão de obra qualificada. Continue lendo!
Conheça bem a vaga aberta
Primeiro, você precisa conhecer a vaga que está aberta. Que tipo de competências ela demanda? O que o seu ocupante precisará saber? Para responder a essa questão, use o método CHA (um acrônimo de três palavras).
Dica: Como aumentar a produtividade no canteiro de obras?
É muito simples. Em uma folha, descreva os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que o profissional precisará ter para ocupar o cargo. Logo, terá uma visão mais completa sobre o candidato que precisa.
Use bons meios de recrutamento
A segunda etapa é o recrutamento, momento em que você sai à procura dos candidatos que atendem às competências descritas. O objetivo é ter uma boa quantidade de candidatos para depois fazer a seleção.
O meio de recrutamento ideal varia de acordo com cada vaga, mas os meios digitais — como redes sociais e páginas de emprego — são importantíssimos. Também é possível contar com agências de emprego.
Outro método interessante é a indicação de candidatos. Permita que os atuais empregados indiquem amigos ou conhecidos que tenham perfil para fazer parte do time (mas não privilegie os candidatos indicados).
Faça a triagem dos primeiros currículos
Após iniciar a procura, é provável que receba dezenas ou até centenas de currículos. Entrevistar todos esses profissionais é impossível. Afinal, o tempo é limitado e a construção civil é muito dinâmica.
Dica: Inovação na construção civil: o que você precisa saber
Aproveite, então, para fazer a primeira triagem. Elimine os candidatos que não têm os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que definiu de maneira prévia. Mantenha só quem tem as competências mínimas.
Selecione o melhor candidato
A quarta etapa é determinante para contratar mão de obra qualificada. Nela, são aplicados testes e dinâmicas para identificar o candidato ideal. A seleção é como um funil — entram muitos no todo e poucos saem na base.
Para uma boa seleção, faça testes de conhecimentos específicos, raciocínio lógico, perfil comportamental, dinâmicas em grupo, e assim por diante. Se possível, conte com a ajuda de um especialista em gestão de RH.
Promova a integração ao time
Após selecionar o candidato ideal e efetivar a contratação, é hora de integrá-lo ao time. Permita que ele se sinta parte da "família", assim poderá entregar melhores resultados. Para tanto, aproveite para explicar mais sobre a empresa, seus colegas de trabalho, superior imediato, entre outros itens que considera importante.
Além da contratação de mão de obra, aprenda outros pontos importantes para administrar sua construção!
Como pode observar, contratar mão de obra qualificada é um processo com início, meio e fim. Ao aplicar essas boas práticas na construção civil, certamente terá melhores resultados e poderá contar com gente talentosa.
Agora que está por dento do tema, aproveite para curtir a nossa página do Facebook e ficar sempre por dentro das nossas novidades. Vamos lá!