Assine nossa newsletter

7 dicas para reduzir o tempo de execução da sua obra

Publicado em 11/03/2019 Massa DunDun
5.0 0

7 dicas para reduzir o tempo de execução da sua obra

Seja uma pequena reforma, seja um grande empreendimento: concluir a execução da obra antes do prazo estabelecido pelo planejamento inicial é o cenário ideal para qualquer construtora. Porém, é um grande desafio alcançar essa meta e garantir ao mesmo tempo que a construção seja de qualidade, isenta de acidentes de trabalho e não estoureorçamento previamente elaborado.

Visando atingir esses padrões, é essencial procurar investir em recursos para otimizar a execução da obra, principalmente em relação ao gerenciamento da construção.

Sendo assim, não importa se é a etapa de planejamento ou a fase de finalização de uma obra, colocar em prática alguns métodos de gerenciamento no canteiro pode refletir positivamente no tempo de entrega do empreendimento.

Desse modo, confira agora mesmo 7 dicas para reduzir o tempo de execução da sua obra!

1. Elabore um planejamento

Elaborar o planejamento da obra fará com que o andamento do trabalho seja notado de uma forma mais pautada — isto é, sempre haverá uma referência. Em outras palavras, é possível perceber com mais facilidade em que ponto as tarefas se encontram e qual é o nível de evolução do serviço.

Planejar um empreendimento nada mais é do que dividi-lo em serviços menores, traçando metas de tempo para todo o tipo de etapa da construção. Dessa maneira, os colaboradores terão um roteiro a seguir e dificilmente terão problemas em acompanhar as fases do projeto estipuladas previamente.

Dica: Quais são os indicadores de desempenho na construção civil?

É importante destacar também alguns parâmetros que compõem um bom planejamento de obra, como:

  • cronograma detalhado de execução da obra;
  • levantamento de todo o maquinário que será utilizado;
  • análise da mão de obra necessária (quantidade, terceirização, tempo de contrato etc.);
  • regularização da construção perante as leis locais;
  • planejamento e gerenciamento do canteiro de obras;
  • plano orçamentário detalhado.

2. Contrate uma equipe qualificada

Não faz sentido elaborar um bom planejamento de obras, mas executá-lo a partir de uma equipe de colaboradores desqualificada. Por isso, contratar bons profissionais ou até mesmo buscar informações sobre a competência dos trabalhadores no caso de terceirizados torna-se essencial para quem almeja encurtar o prazo de entrega da obra.

Isso porque uma equipe de trabalho bem qualificada, além de evitar retrabalhos (o que demanda gastos extras e gera, principalmente, tempo perdido), garante que todas as etapas da obra sejam respeitadas e guiadas de acordo com planejamento já estabelecido.

3. Promova treinamentos

Manter uma equipe competente e atualizada de colaboradores requer obrigatoriamente promover treinamentos. Técnicas de gestão e execução de obra naturalmente são aperfeiçoadas com o passar dos anos, e assegurar que a sua equipe de trabalho também acompanhe essa evolução é fundamental, uma vez que isso pode refletir positivamente no prazo final de entrega da obra.

Dica: Qual a importância e como garantir segurança no canteiro de obras?

Vale ressaltar que os treinamentos são importantes não apenas para melhorar as técnicas construtivas, mas também para evitar acidentes no canteiro de obras, que, além de colocarem em risco a saúde dos colaboradores, são sinônimo de tempo de trabalho perdido, uma vez que, dependendo da situação, toda uma etapa de serviço pode ser perdida. E tudo isso devido a despreparo e falta de treinamentos. Desnecessário, não é mesmo?

4. Estimule o aumento da produtividade

Para estimular o aumento da produtividade, é importante disponibilizar para a equipe de trabalho bons materiais e ferramentas eficientes. Por exemplo: não faz sentido cobrar o aumento da produção em um canteiro de obras onde há escassez de ferramentas ou então quando a infraestrutura e maquinário disponibilizados não condizem com o porte do que está sendo construído.

Por isso, alinhar a grandiosidade do empreendimento com todos os recursos oferecidos para a equipe de trabalho viabiliza o aumento da produtividade. Consequentemente, podemos afirmar que esse esforço naturalmente impactará o tempo de obra, oferecendo condições para que a construção seja finalizada no menor tempo possível.

Quer administrar sua construção da melhor maneira? Acesse nosso e-book e dê o primeio passo para um canteiro de obras de sucesso!

Administre sua construção de forma eficiente

5. Saiba escolher os fornecedores

Alimentar um canteiro de obras com todos os materiais necessários não é uma tarefa simples, uma vez que há vários insumos de reposição envolvidos, os quais, muitas vezes, têm rotatividade quase que diária. Sendo assim, garantir que as etapas de construção não serão pausadas/interrompidas simplesmente por falta de material também é um ponto que deve ser observado.

Dica: 3 maneiras de evitar problemas na seleção de fornecedores de sua obra

Desse modo, confiar nos fornecedores e ter a certeza de que o canteiro de obras não sofrerá com a escassez de insumos é vital para quem tem o objetivo de finalizar a obra em um curto espaço de tempo. Por esse motivo, saber escolher os fornecedores, bem como conhecer a reputação dessas empresas no mercado, deve também fazer parte do planejamento de obras.

6. Invista em comunicação

Estabelecer uma comunicação rápida e eficiente tanto com os colaboradores quanto com o cliente favorece a manutenção do controle do andamento do serviço. Desburocratizar a comunicação (seja por meio de softwares de construção civil, seja por aplicativos) facilita o contato direto de todos com as condições atuais do serviço.

Nesse sentido, você garante agilidade quando a equipe que atua no canteiro de obras necessitar de informações rápidas, evitando desencontros e perda de tempo.

7. Escolha bons materiais

Bons equipamentos diminuem consideravelmente o risco de falhas durante o seu funcionamento, logo, procurar maquinário de qualidade é uma boa medida para quem deseja finalizar a obra em menor tempo. Isso porque não precisará se preocupar tanto com a manutenção das máquinas, tampouco com o nível de produtividade entregue por elas.

Desse modo, investir e disponibilizar para a equipe de trabalho bons equipamentos e ferramentas no canteiro de obras tem a sua relevância — e, sem dúvidas, incide no tempo de entrega da construção.

Clique no banner e saiba como a Massa DunDun pode reduzir os custos da sua obra!

Economize na sua obra com Massa DunDun

Sendo assim, é fácil perceber o quão importante é garantir os meios para otimizar a execução da obra e entregá-la em menos tempo. Vale destacar também que todos esses recursos citados não devem ser encarados como custos ou gastos desnecessários, mas sim como um investimento, já que são capazes de interferir diretamente no tempo de entrega de uma construção.

Achou o nosso conteúdo interessante? Então, assine a newsletter da Massa Dundun e fique por dentro de tudo do mundo da construção civil, com nossas postagens entregues diretamente na sua caixa de entrada, em primeira mão!




Por
11/03/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!