Assine nossa newsletter

Como desenvolver um perfil de liderança na construção civil?

Publicado em 11/12/2018 Massa DunDun
5.0 0

Como desenvolver um perfil de liderança na construção civil?

As empresas de construção civil têm se renovado nos últimos anos, com o objetivo de acompanhar o mercado que está cada vez mais competitivo e dinâmico. Se, alguns anos atrás, o construtor se preocupava apenas em entregar uma obra dentro do prazo e com o menor custo, hoje ele precisa aprender a construir em série, com exigências complexas dos clientes, seguindo padrões de qualidade e alinhando-se às novas e rápidas transformações tecnológicas.

Sendo assim, é imprescindível ter profissionais que contribuam para que essas novas demandas do mercado sejam atendidas. Isso vale especialmente para os gestores, que vão inspirar e garantir que a equipe esteja atingindo os objetivos propostos.

Neste artigo, vamos orientar você para o desenvolvimento de um perfil de liderança na construção civil. Confira!

Defina metas e controle

Em qualquer segmento de mercado, a definição das diretrizes e metas de uma empresa ou equipe é essencial para o crescimento e fortalecimento do negócio. Estabelecer metas significa saber até onde se quer chegar e, a partir daí, entender o propósito do seu trabalho.

Dica: Como fazer um planejamento de obras realmente eficiente? Veja nosso passo a passo!

Essa etapa é ainda mais importante na construção civil, pois a empresa e seus colaboradores precisam entender que a meta não é apenas entregar a obra pronta. Para que sejam cumpridas estratégias de crescimento e consolidação da empresa, isso precisa se desdobrar em parâmetros de tempo, custo, qualidade e, atualmente, sustentabilidade.

Uma excelente forma de medir o quão próxima sua equipe está de atingir o objetivo é desmembrar as metas em indicadores que possam controlar fatores como:

  • produtividade;
  • qualidade;
  • custo;
  • desperdício etc.

Desenvolva a comunicação

A comunicação é fundamental para garantir resultados dentro de uma empresa. Como é responsável por tal missão, o líder precisa estabelecer uma forma de interação com seus colaboradores e garantir que todos os integrantes estejam alinhados quanto a um objetivo comum.

Para tanto, o primeiro passo é trabalhar a comunicação pessoal. Nas reuniões, palestras ou apresentações de resultado, um bom líder deve falar de forma clara e transmitir as informações necessárias para instigar a equipe. Os cursos de oratória e retórica são alternativas úteis para ajudar pessoas que têm muitas dificuldades nesses casos.

Para a promoção da comunicação do grupo, o gestor pode buscar por estratégias que visem à discussão coletiva das metas, dos cronogramas e de outros assuntos que sejam pertinentes a todos os membros.

Atualize-se e busque por capacitações extras

Finalmente, o perfil de gerência precisa atribuir os conceitos de melhoria contínua à própria carreira. Dessa forma, é muito importante buscar sempre por capacitações além do currículo comum, mas que tenham ligação com a área.

Um profissional da construção civil também necessita atentar às mudanças que vêm ocorrendo nesse setor. Os padrões de qualidade, as normas, as metodologias de trabalho e as tecnologias mudam frequentemente, sendo que o líder deve estar sempre antenado àquilo que pode se tornar uma demanda futura do mercado.

Gostou de nossas dicas para desenvolver um perfil de liderança na construção civil? Que tal deixar um comentário e ajudar a gente a conhecer um pouco mais sobre o que você sabe sobre esse assunto?




Por
11/12/2018

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!