Assine nossa newsletter

Como aumentar a produtividade no canteiro de obras?

Publicado em 06/05/2019 Massa DunDun
5.0 0

Como aumentar a produtividade no canteiro de obras?

Quem trabalha na construção civil sabe o quanto é importante aproveitar ao máximo cada recurso disponível. Dessa forma, a construtora consegue entregar uma edificação de boa qualidade, dentro do prazo determinado e de acordo com o orçamento, satisfazendo seus clientes e aumentando a lucratividade. Portanto, um dos maiores desafios do setor é garantir uma maior produtividade no canteiro de obras.

Apesar de ser normalmente confundida com produção, a produtividade pode ser conceituada como a quantidade de trabalho realizada em um período estabelecido. Ao aumentá-la, a construtora consegue realizar um número maior de tarefas no menor intervalo de tempo possível, utilizando apenas os recursos já disponibilizados e sem aumentar custos.

Neste artigo, separamos algumas dicas úteis de como garantir uma maior produtividade no canteiro de obras. Boa leitura!

Utilize mão de obra qualificada

Os colaboradores são os maiores ativos de qualquer empresa, pois se responsabilizam pela execução das atividades. Como é preciso ter uma boa equipe para garantir um serviço de qualidade, é fundamental contar com profissionais qualificados se o objetivo for atingir mais eficiência na realização das tarefas.

Dica: 5 engenheiros famosos que você precisa conhecer

Dessa forma, não é de se espantar que a desqualificação da mão de obra seja um dos principais motivos que causam a baixa produtividade na construção civil. Portanto, uma boa solução é investir no treinamento dos funcionários, de modo a ensiná-los novas metodologias e técnicas que proporcionem um trabalho mais eficaz e com melhor qualidade.

Faça um bom planejamento das atividades

Uma das poucas certezas que existem em uma obra é a ocorrência de imprevistos. Por isso, é essencial que cada etapa da construção seja planejada e possibilite a identificação de gargalos capazes de atrasar a realização do serviço. Outro ponto que merece atenção é o layout do canteiro, pois ele deve garantir um menor deslocamento dos colaboradores.

Também é necessário contar com bons e detalhados projetos para obter uma maior produtividade durante a execução da obra, já que muitos problemas poderiam ser evitados se não existissem falhas ou a ausência de tal quesito. Além disso, é primordial realizar a compatibilização dos diversos projetos da edificação.

Acompanhe as atividades

Para se ter sucesso, é preciso determinar cada atividade a ser realizada nas diversas etapas de uma construção, assim como definir o tempo gasto para executá-la. Outro importante ponto a ser considerado é o acompanhamento, pois é necessário avaliar se o andamento do trabalho está ocorrendo conforme o planejado.

Dica: Como desenvolver um perfil de liderança na construção civil?

Também é essencial armazenar os dados obtidos durante a empreitada para utilizá-los no futuro, uma vez que isso favorece a curva de aprendizado da empresa. Assim, ao identificar algum erro em uma obra anterior, será possível fazer correções para não cometê-lo novamente, o que proporciona uma maior produtividade da equipe.

Preocupe-se com a segurança do trabalho

Para garantir que uma construção respeite o cronograma estabelecido durante a etapa de planejamento, é fundamental que o canteiro de obras esteja de acordo com todas as medidas de segurança possíveis. Isso evita que o trabalho seja paralisado devido a algum acidente laboral e favorece as finanças da empresa, pois não será necessário quitar alguma ação trabalhista.

Ao investir na segurança do trabalho, a construtora também garante uma maior produtividade, já que a equipe não sofrerá baixas — as quais poderiam ser de colaboradores experientes. Dessa forma, não será preciso fazer contratações ou treinamentos para substituir o profissional que se acidentou.

Tenha uma boa logística

Se o objetivo é aumentar produtividade da construção, faça com que cada tarefa seja executada no menor tempo possível. Para tanto, uma boa solução é avaliar a forma como a equipe e os materiais são transportados no canteiro de obras, visto que parte do tempo gasto na execução da empreitada é utilizado com o deslocamento de insumos e pessoal.

Dica: 7 dicas para reduzir o tempo de execução da sua obra

Sendo assim, é preciso utilizar alguns equipamentos que consigam realizar com mais eficiência o transporte vertical e horizontal dos recursos. Para escolher aquele que trará um maior benefício à construção, considere o layout do canteiro, a dinâmica da obra e os tipos de materiais que serão transportados.

Faça uma gestão eficiente dos insumos

Um problema muito comum nos canteiros de obras é a paralisação dos serviços devido à falta de insumos. Isso acontece por vários motivos, desde falhas na elaboração dos quantitativos da construção até erros na gestão de estoque dos materiais. Portanto, é preciso fazer um controle cuidadoso e ter bons fornecedores.

Também é primordial fazer a correta armazenagem dos insumos usados durante a empreitada. Além de evitar que haja desperdícios de materiais, estoque-os em um local que não prejudique a circulação de pessoas e os equipamentos no canteiro de obras.

Utilize a tecnologia a seu favor

Devido à constante evolução da informática, existe uma grande variedade de softwares que auxilia no gerenciamento de um canteiro de obras. Por meio dessas ferramentas, é possível fazer um controle em tempo real dos recursos utilizados, de modo a realizar uma gestão mais eficiente e integrada de materiais, equipamentos e profissionais, o que garante uma maior produtividade.

Dica: Como iniciar uma obra de construção civil: o que deve ser analisado

Outra possibilidade é investir na automação de processos, diminuindo o tempo para executar determinadas tarefas. Existem programas que registram em tempo real todos os dados obtidos no canteiro de obra, o que permite a análise do desempenho da equipe em cada etapa. Com isso, é possível identificar gargalos e eliminá-los.

Empregue processos produtivos mais modernos

Uma das maiores causas da baixa produtividade na construção civil brasileira é o emprego de processos produtivos arcaicos, os quais apresentam baixa mecanização. Além de causarem demora na conclusão das empreitadas, esses métodos dificultam o controle de qualidade.

No entanto, existem alguns produtos e métodos construtivos revolucionários no mercado, que geram uma maior economia de recursos na realização de diversas atividades. Um exemplo é a Massa DunDun, que substitui a tradicional argamassa de cimento no assentamento de paredes. Como ela vem pronta, basta aplicá-la no tijolo para garantir uma maior produtividade no canteiro de obras.

Com a garantia de mais produtividade, descubra como a Massa DunDun também pode acelerar sua obra em até 3x no banner abaixo!

Acelere sua obra em até 3x!

Como é possível perceber, existem diversas formas de proporcionar mais eficiência à execução das construções. Vale lembrar que muitas dessas soluções não necessitam da realização de grandes investimentos para trazerem resultados bons e contínuos.

Caso você tenha se interessado em garantir mais produtividade no canteiro de obras utilizando materiais de construção modernos, entre em contato conosco. Teremos prazer em mostrar o quão vantajoso é utilizar nosso produto. Até a próxima!




Por
06/05/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!