Assine nossa newsletter

Como armazenar os materiais de construção e evitar perdas?

Publicado em 01/04/2019 Massa DunDun
5.0 0

Como armazenar os materiais de construção e evitar perdas?

Entre os vários desafios que são corriqueiros em um canteiro de obras, o armazenamento dos materiais de construção é um dos que merecem grande atenção. Afinal, caso ele seja feito da maneira errada, além de impedir o bom andamento da construção, provoca um sério risco de ocorrerem desperdícios, perdas e, consequentemente, prejuízos.

Mas essa não é uma tarefa fácil, pois cada material apresenta algumas particularidades em seu armazenamento. Além disso, é preciso pensar estrategicamente na logística do canteiro, já que, caso a estocagem seja feita em um local distante, ocorrerá perda de tempo devido ao excesso de movimentação dos trabalhadores.

Diante desse desafio, preparamos o conteúdo a seguir com algumas dicas úteis para armazenar corretamente os materiais de construção em um canteiro de obras. Boa leitura!

Pense no layout do canteiro de obras

Quem trabalha na construção civil sabe o quanto é difícil conseguir manter uma obra dentro do prazo de conclusão. São tantos imprevistos que qualquer otimização feita pode economizar tempo e fazer uma grande diferença no final da empreitada.

Dica: Quais são os indicadores de desempenho na construção civil?

Por isso, durante a etapa de preparação, é preciso pensar no melhor local para armazenar os materiais durantes as várias etapas da construção. Além de economizar tempo, esse cuidado ajuda a evitar o desperdício ocorrido durante o transporte do insumo.

Escolha um local adequado para o armazenamento dos materiais de construção

De maneira geral, o armazenamento dos materiais de construção deve ocorrer em um local plano, que não seja muito úmido ou esteja próximo a fontes de calor. Entretanto, é preciso ficar atento às particularidades de cada insumo, pois nem sempre um mesmo lugar é apropriado para armazenar diferentes itens.

Enquanto existem insumos que são mais suscetíveis às intempéries e à umidade, a exemplo do cimento, há outros que não necessitam de muitos cuidados na armazenagem (como é observado nos tijolos cerâmicos). Apesar de serem frágeis, é possível estocá-los em um ambiente aberto, desde que haja uma lona que os proteja da chuva.

Siga as instruções do fabricante

Para garantir a qualidade de seus materiais, a maioria dos fabricantes expõe nas embalagens a forma correta de estocá-los e manuseá-los.

Isso garante a conservação das propriedades do insumo, já que a empresa deve se precaver quanto aos defeitos de fabricação, os quais acarretam reposição sem custos adicionais à construtora.

Quer garantir qualidade e ainda economizar na sua obra? Clique no banner abaixo e descubra como economizar até 95% de argamassa!

Economize até 95% de argamassa no assentamento

Tenha cuidado com a posição e o empilhamento dos itens

O empilhamento é outro fator importante a ser considerado no armazenamento dos materiais de construção. Caso o procedimento seja feito de maneira errada e haja uma sobrecarga, podem ocorrer deformações capazes de prejudicar as propriedades físicas do insumo.

No caso dos tijolos, é recomendado armazená-los em pilhas com dez unidades de altura, quatro de largura e 50 de comprimento. Já os pacotes de cimento devem ser dispostos em montes de até dez sacos de altura, alternadamente em comprimento e no formato de cruz, para que fiquem mais estáveis.

Dica: Como iniciar uma obra de construção civil: o que deve ser analisado

Como foi possível perceber, para garantir a qualidade dos materiais de construção, é necessário providenciar uma correta armazenagem. Para tanto, considere as características e a logística de uso de cada item.

E então, gostou de nossas dicas? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) para acessar as últimas novidades em seu feed!




Por
01/04/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!