Assine nossa newsletter

Argamassa polimérica: entenda o que é e quais as suas vantagens

Publicado em 12/08/2019 Massa DunDun
5.0 0

Argamassa polimérica: entenda o que é e quais as suas vantagens

A escolha do material certo em uma obra faz toda a diferença no resultado final, especialmente para projetos mais complexos e de longo prazo. Por isso é importante tomar essa decisão com bastante cuidado para todos os itens da lista. Um bom exemplo disso é a utilização da argamassa polimérica no lugar da argamassa comum.

Se você está acostumado com a versão mais antiga desse material, pode ser que não conheça a polimérica ainda. Nesse caso, é melhor começar a se informar o quanto antes, pois ela traz diversos benefícios para obras de alto valor. Se você quer otimizar o trabalho no canteiro de obras, ela será essencial.

Quer entender melhor o assunto? Então, acompanhe este artigo que preparamos para você!

O que é a argamassa polimérica?

A argamassa polimérica é considerada a evolução da argamassa comum, pois oferece rendimento maior e mais produtividade.

A argamassa já é um material bem conhecido entre os profissionais de construção civil. Ela é amplamente usada em obras de diversos portes para fixação de materiais, revestimentos e preenchimentos. Porém, a versão polimérica tem como objetivo substituir o tipo convencional em todas as obras de engenharia civil.

Sua função é atuar como preenchimento e assentamento de vigas de vedação. A principal diferença entre a argamassa comum e a polimérica está na sua composição, como o próprio nome diz, o que amplia sua capacidade.

O produto em si existe desde os anos 80, mas só começou a ganhar mais popularidade no mercado em 2017, quando a ABNT tornou o uso de materiais com compostos poliméricos a norma em diversas construções. Sendo assim, para ter uma obra legalizada e segura, você precisa trocar o modelo usado no assentamento de vigas de vedação.

Quais são suas principais vantagens?

É claro que a argamassa polimérica apresenta algumas vantagens em relação à versão tradicional. Veja aqui algumas das principais:

Mais rendimento do material

O desperdício de argamassa durante a construção pode gerar um custo bem maior do que você imagina. Entre a preparação e a aplicação, pode ser que a perda do material chegue a 50%, dependendo de como for manuseado, o que não é nada bom para o seu orçamento.

Ao investir no modelo polimérico, você também terá um método de aplicação e preparação mais eficiente à sua disposição. Isso permite que o material adquirido seja bem mais rentável durante toda a obra, também contribuindo bastante em outras áreas, como a organização de material.

No caso de Massa DunDun, apenas 3kg equivalem a 60kg da argamassa convencional! É um rendimento muito superior! Quer saber mais sobre como a DunDun funciona? Clique no banner!

Economize até 95% de argamassa na sua obra!

Praticidade de aplicação

O método de aplicação da argamassa tradicional, como já mencionamos, tende a ser um tanto ineficiente. Parte disso se deve à consistência do material, ao processo de preparação e ao tempo de secagem, o que faz com que a aplicação seja mais lenta.

Ao utilizar a argamassa polimérica, por outro lado, você não terá boa parte desses problemas, pois o material é mais denso e fácil de aplicar sobre a alvenaria. Isso otimiza bastante a produtividade da equipe dentro do canteiro de obras, minimizando o tempo necessário para concluir essa parte do edifício.

Veja como a Massa DunDun é simples de ser aplicada:

Mais segurança para a construção

Proteção contra incêndios, impermeabilização de superfícies, resistência a choques mecânicos, entre outras características, são muito importantes para a melhor segurança dos profissionais que atuam na construção, assim como as pessoas que vão utilizar o local depois de construído. Por isso mesmo, há tantas normas regulamentando a forma como as construções são conduzidas.

Com esse tipo de argamassa, todas essas frentes estão cobertas. Além de ser mais fácil de aplicar, ela também tem maior grau de impermeabilidade e proporciona mais resistência às vigas. Isso melhora a segurança depois que a obra é entregue e evita acidentes durante a construção.

A Massa DunDun por exemplo já foi aprovada em diversos ensaios técnicos. Confira:

Redução de custos

Como já mencionamos anteriormente, a aplicação da argamassa polimérica é bem mais eficiente do que utilizar a versão tradicional do material. Isso, consequentemente, leva a um menor consumo de argamassa dentro da sua obra e, graças a isso, baixa demanda pelo material no seu orçamento.

Pode não parecer uma grande diferença diante do preço de vários outros itens, mas lembre-se de que esse é um componente vital na construção. Além disso, a massa polimérico também conta com outros benefícios para a construção, além da otimização do custo.

Clique no banner e saiba como a Massa DunDun pode te ajudar a reduzir os custos dos seus projetos!

Reduza os custos em sua obra com a Massa DunDun

Material sustentável

Os compostos poliméricos usados nesse tipo de argamassa são principalmente derivados de biomassa, que são coisas como restos de plantas, por exemplo. Hoje em dia, esses componentes são usados para diversas outras finalidades, como combustíveis, quando antes seriam apenas descartados.

O investimento da indústria nesse tipo de argamassa permite uma grande redução do lixo produzido pelo agronegócio, em que uma boa parte da biomassa gerada não teria utilidade. Consequentemente, isso também ajuda na sustentabilidade da sua produção e aplicação dentro da indústria civil.

A Massa DunDun utiliza nanopartículas organizadas em estruturas que garantem uma ótima distribuição de seus compostos poliméricos. Isso proporciona mecânico e durabilidade sem comparações no mercado!

Onde ela pode ser aplicada?

A utilização da argamassa polimérica é bem ampla, sendo especialmente direcionada ao preenchimento e assentamento de alvenaria de vedação. Ela também interage muito bem com qualquer outro material que você esteja usando na sua obra, incluindo tijolos, blocos cerâmicos e de concreto.

No caso da Massa DunDun ela pode ser aplicada em obras de alvenaria de vedação, sem função estrutural ou refratária. O argamassa polimérica DunDun é indicada para ser usada nos seguintes tipos de blocos:

Onde a Massa DunDun pode ser usada

É importante que os blocos em questão sejam uniformes e regulares, de acordo com as normas de regulamentação em seu projeto. Se a superfície for irregular, pode ser que o preenchimento não seja tão eficiente, o que prejudicaria a aplicação dessa argamassa em sua obra.

Como escolher a melhor argamassa polimérica?

A escolha da marca para esse tipo de argamassa também é muito importante para assegurar a qualidade da obra. Quando você estiver criando sua lista de opções, tente sempre ficar atento a algumas características do produto e da empresa que vai fornecer.

É uma boa ideia testar o material em si ou falar com outras pessoas que o utilizaram. Além disso, verifique se o atendimento e a entrega do carregamento costumam ser consistentes. Você não vai querer atrasar sua obra, porque o fornecedor de argamassa demorou demais para completar a entrega!

Agora que tem essas informações, é hora de incluir a argamassa polimérica na sua lista de materiais para todas as suas obras! Quanto antes você encontrar um bom fornecedor, mais cedo poderá aproveitar esses benefícios.

E para começar logo, entre em contato conosco e conheça a Massa DunDun, sua melhor opção de argamassa polimérica!




Por
12/08/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!