
Para executar um bom planejamento de obra, a fim de se obter agilidade, economia e garantir a entrega de um bom produto, é preciso que pensar minuciosamente em cada processo da construção. Assim, a escolha entre os sistemas de impermeabilização é importante para se assegurar de que futuramente não surgirão contratempos.
Com a intenção de ajudar nessa decisão fizemos este post. Nele explicaremos mais sobre o que são esses sistemas e os tipos existentes, explicando cada um deles. Portanto, para ficar por dentro do assunto, leia com atenção até o fim! Vamos lá?
O que é impermeabilização e qual a sua importância?
A impermeabilização, na construção civil, é uma etapa que tem como objetivo selar, bloquear e vedar materiais porosos e fendas, que podem ser contraídas por motivos técnicos e estruturais. Ela é feita nas mais diversas partes da obra, como paredes, lajes, muros e teto.
Dica: Qual a importância do isolamento acústico na construção civil?
Quando os profissionais envolvidos não dão a devida atenção a esse processo, ficam diversas brechas para que fatores climáticos causem problemas como infiltrações, manchas, bolor e degradação dos materiais usados. Todos esses defeitos trazem prejuízos, tanto econômicos quanto para a saúde dos futuros usuários da obra.
Quais são os tipos de impermeabilização?
Impermeabilização rígida
Antes de falar dos sistemas em si, é preciso dizer que existem dois tipos de classificação de impermeabilização. Para isso, é considerada a maior ou menor possibilidade de fissuração.
Dica: Confira as novidades em instalações elétricas na construção civil
A rígida é indicada para áreas que não estão sujeitas a grandes variações de temperatura ou sujeitas a fissuras, como galerias, subsolo e piscinas.
Ela é feita com o uso de aditivos químicos impermeabilizantes nos materiais usados, como cimento, areia e água. Por isso, não pode ser utilizada em locais com movimentação e que sofra grande mudança térmica, pois tanto a estrutura quanto o agente químico romperão.
Impermeabilização flexível
Para qualquer outro tipo de área, deve-se utilizar a impermeabilização flexível. Ela é executada com o uso de materiais feitos de polímero e elastômero, podendo ser pré-moldada ou instalada no local.
Dica: Inovação na construção civil: o que você precisa saber
Quais são os sistemas de impermeabilização?
1. Hidrofugante
São usados materiais hidrofóbicos, impedindo a penetração da água e que a área fique molhada. É indicado para materiais que apresentem minerais em sua composição, como cerâmica e fachadas de pedra.
2. Hidrorrepelente
Utiliza o mesmo princípio dos hidrofugantes, porém permite que a área fique molhada.
3. Calafetador
Para esse sistema, usa-se massa acrílica, que permite a movimentação da estrutura. É ideal para o revestimento de juntas, internas ou externas, horizontais ou verticais.
Dica: 5 tendências e previsões para a construção civil em 2019
4. Emulsão acrílica
É usada uma membrana líquida, com base acrílica. Ideal para locais sujeitos a tempestades, como lajes e paredes externas.
5. Emulsão asfáltica
É um composto de asfalto, aplicado a frio, geralmente utilizado em fundações e estruturas que entram em contato com o solo.
6. Argamassa impermeabilizante polimérica
É um tipo de argamassa industrializada, já com adição de produtos impermeabilizantes e já pronta para o uso. É aplicada em áreas frias e molhadas, como piscinas e reservatórios de água, além de rodapés e subsolos.
Além de fatores impermeabilizantes, a Argamassa Dundun permite uma economia de até 95% no assentamento. Confira mais no banner abaixo!
7. Manta asfáltica
Já pré-fabricada, a manta asfáltica pode ser feita de diversos materiais, como PVC ou vidro, contendo asfalto modificado. Por ser bem resistente, é indicada para grandes áreas que são sujeitas a fissuração, como lajes.
Dica: Conheça já as maiores construções inteligentes ao redor do mundo
São vários os sistemas de impermeabilização e, portanto, é preciso pesquisar muito. Só assim você garante estar fazendo a decisão que mais se encaixa na sua necessidade.
O nosso post sobre sistemas de impermeabilização foi útil para você? Então, comente, para que nós e os nossos leitores possamos ter acesso às suas dúvidas e opiniões sobre o tema!