Assine nossa newsletter

7 sistemas de impermeabilização mais usados na construção civil

Publicado em 22/04/2019 Massa DunDun
5.0 0

7 sistemas de impermeabilização mais usados na construção civil

Para executar um bom planejamento de obra, a fim de se obter agilidade, economia e garantir a entrega de um bom produto, é preciso que pensar minuciosamente em cada processo da construção. Assim, a escolha entre os sistemas de impermeabilização é importante para se assegurar de que futuramente não surgirão contratempos.

Com a intenção de ajudar nessa decisão fizemos este post. Nele explicaremos mais sobre o que são esses sistemas e os tipos existentes, explicando cada um deles. Portanto, para ficar por dentro do assunto, leia com atenção até o fim! Vamos lá?

O que é impermeabilização e qual a sua importância?

A impermeabilização, na construção civil, é uma etapa que tem como objetivo selar, bloquear e vedar materiais porosos e fendas, que podem ser contraídas por motivos técnicos e estruturais. Ela é feita nas mais diversas partes da obra, como paredes, lajes, muros e teto.

Dica: Qual a importância do isolamento acústico na construção civil?

Quando os profissionais envolvidos não dão a devida atenção a esse processo, ficam diversas brechas para que fatores climáticos causem problemas como infiltrações, manchas, bolor e degradação dos materiais usados. Todos esses defeitos trazem prejuízos, tanto econômicos quanto para a saúde dos futuros usuários da obra.

Quais são os tipos de impermeabilização?

Impermeabilização rígida

Antes de falar dos sistemas em si, é preciso dizer que existem dois tipos de classificação de impermeabilização. Para isso, é considerada a maior ou menor possibilidade de fissuração.

Dica: Confira as novidades em instalações elétricas na construção civil

A rígida é indicada para áreas que não estão sujeitas a grandes variações de temperatura ou sujeitas a fissuras, como galerias, subsolo e piscinas.

Ela é feita com o uso de aditivos químicos impermeabilizantes nos materiais usados, como cimento, areia e água. Por isso, não pode ser utilizada em locais com movimentação e que sofra grande mudança térmica, pois tanto a estrutura quanto o agente químico romperão.

Impermeabilização flexível

Para qualquer outro tipo de área, deve-se utilizar a impermeabilização flexível. Ela é executada com o uso de materiais feitos de polímero e elastômero, podendo ser pré-moldada ou instalada no local.

Dica: Inovação na construção civil: o que você precisa saber

Quais são os sistemas de impermeabilização?

1. Hidrofugante

São usados materiais hidrofóbicos, impedindo a penetração da água e que a área fique molhada. É indicado para materiais que apresentem minerais em sua composição, como cerâmica e fachadas de pedra.

2. Hidrorrepelente

Utiliza o mesmo princípio dos hidrofugantes, porém permite que a área fique molhada.

3. Calafetador

Para esse sistema, usa-se massa acrílica, que permite a movimentação da estrutura. É ideal para o revestimento de juntas, internas ou externas, horizontais ou verticais.

Dica: 5 tendências e previsões para a construção civil em 2019

4. Emulsão acrílica

É usada uma membrana líquida, com base acrílica. Ideal para locais sujeitos a tempestades, como lajes e paredes externas.

5. Emulsão asfáltica

É um composto de asfalto, aplicado a frio, geralmente utilizado em fundações e estruturas que entram em contato com o solo.

6. Argamassa impermeabilizante polimérica

É um tipo de argamassa industrializada, já com adição de produtos impermeabilizantes e já pronta para o uso. É aplicada em áreas frias e molhadas, como piscinas e reservatórios de água, além de rodapés e subsolos.

Além de fatores impermeabilizantes, a Argamassa Dundun permite uma economia de até 95% no assentamento. Confira mais no banner abaixo!

Economize até 95% de argamassa no assentamento

7. Manta asfáltica

Já pré-fabricada, a manta asfáltica pode ser feita de diversos materiais, como PVC ou vidro, contendo asfalto modificado. Por ser bem resistente, é indicada para grandes áreas que são sujeitas a fissuração, como lajes.

Dica: Conheça já as maiores construções inteligentes ao redor do mundo

São vários os sistemas de impermeabilização e, portanto, é preciso pesquisar muito. Só assim você garante estar fazendo a decisão que mais se encaixa na sua necessidade.

O nosso post sobre sistemas de impermeabilização foi útil para você? Então, comente, para que nós e os nossos leitores possamos ter acesso às suas dúvidas e opiniões sobre o tema!




Por
22/04/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!