Assine nossa newsletter

5 dicas para otimizar a gestão do seu canteiro de obras

Publicado em 29/04/2019 Massa DunDun
5.0 0

5 dicas para otimizar a gestão do seu canteiro de obras

A correta gestão do canteiro de obras é essencial para aproveitar o tempo e reduzir o desperdício de materiais, bem como mitigar erros de execução e acidentes. Portanto, influencia na qualidade do serviço final.

Promover algumas mudanças pode ajudar muito na gestão desse ambiente. Ter metas de qualidade, contar com gente talentosa, optar por materiais de primeira linha e contar com planejamento são bons exemplos.

Reunimos uma série de informações sobre o tema e destacamos as cinco principais dicas para otimizar a gestão do seu canteiro de obras. Em razão disso, aproveite para ler os próximos tópicos com atenção.

1. Conte com gente talentosa

Primeiro, aproveite para contratar quem é talentoso. Avalie as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) necessárias à equipe de obras e busque quem preencha todos os quesitos mínimos.

Dica: Como fazer um planejamento de obras realmente eficiente? Veja nosso passo a passo!

Um bom profissional deve ter três qualidades: inteligência, integridade e energia. Se uma faltar significa que contratar ou manter esse profissional não é uma boa opção. A gestão eficaz começa na contratação.

2. Mantenha ótima comunicação

Outra dica importante é investir na comunicação. Vários dos problemas no canteiro de obras, incluindo erros e acidentes, só ocorrem por falta de alinhamento dos profissionais.

Para mudar isso, primeiro é preciso que o engenheiro ou o dono da empreiteira se comprometa com o diálogo. Ele deve prezar pela eficaz comunicação com os subordinados. Também é necessário integrar bons canais de comunicação, como murais de recados ou softwares especializados.

3. Conte com materiais de qualidade

Na gestão da obra, uma série de problemas pode afetar os prazos de entrega, o orçamento e a qualidade do serviço final. Uma das principais causas para esses problemas é o uso de insumos de baixa qualidade.

Dica: 5 tendências e previsões para a construção civil em 2019

Ao usar um material de ponta, como uma argamassa, para ter rapidez e segurança no que é feito, também será possível garantir a qualidade após a obra. Tudo isso implica o sucesso da gestão do canteiro.

4. Busque a ótima gestão do estoque

Para que o canteiro de obras seja produtivo, não podem faltar os materiais necessários ao expediente. É preciso contar com uma boa gestão do estoque, prezando pela entrada e saída dos insumos no tempo certo.

Nesse caso, é preciso programar bem a compra de materiais. Isso pode ser facilitado com a ajuda de gráficos do tipo dente de serra ou sistemas especializados. Além disso, é preciso garantir sempre a existência de um estoque de segurança.

5. Tenha metas bem estabelecidas

Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Sem metas claras, o canteiro de obras fica desassistido e ninguém entende o que é realmente importante. Logo, o alinhamento será prejudicado.

Por causa disso, crie metas relacionadas à assiduidade dos operários, à segurança no trabalho, aos prazos de entrega, à eficiência operacional, e assim por diante.

Que fique claro: boas metas contam com cinco principais características: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo bem definido — padrão mundialmente conhecido como SMART.

Para organizar a sua construção de forma ainda mais eficiente, confira o nosso e-book e evite surpresas desagradáveis!

Aprenda a administrar sua construção de forma eficiente!

Agora você está por dentro do time. Aproveite para colocar as nossas dicas em prática e maximizar a qualidade da gestão do seu canteiro de obras. Assim, no final das contas, você terá grandes resultados.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para continuar aprendendo conosco e descobrir tudo o que você precisa saber sobre as inovações na construção civil. Vamos lá!




Por
29/04/2019

O produto é a evolução da argamassa comum. É mais forte, resistente e prático. Gera menos desperdício e aumenta a velocidade da obra em até 3x!


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!